quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

EXERCÍCIO PROFESSOR SEMED



EXERCÍCIO RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 4 DE 2010

01.Analise o texto abaixo:
No artigo 6° da Resolução CNE/CEB n° 4, de 13/07/2010, consta que na Educação Básica é necessário considerar as dimensões ................................... , em sua inseparabilidade, buscando recuperar, para a função social desse nível da educação, a sua centralidade, que é o educando, pessoa em formação na sua essência humana.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
a)lúdicas e intelectuais
b)corporais e emocionais
c)afetivas e comportamentais
d)formativas e disciplinares
e)do educar e do cuidar

02. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, Resolução CNE/CEB N o 04/2010, “a concepção de educação deve orientar a institucionalização do regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios, no contexto da estrutura federativa brasileira, em que convivem sistemas educacionais autônomos, para assegurar efetividade ao projeto da educação nacional, vencer a fragmentação das políticas públicas e superar a desarticulação institucional”. Nesse sentido, as Diretrizes Curriculares Nacionais são um conjunto de

a)orientações às escolas, constituindo em um guia, que contém uma gama de reflexões de cunho educacional sobre os objetivos, conteúdos e orientações didáticas
b)documentos de subsídios adicionais, que oferecem informações e indicações para a elaboração de propostas curriculares das escolas.
c)textos, organizados por área, para auxiliar os professores no desenvolvimento dos conteúdos curriculares na busca da melhoria da qualidade da educação.
d)legislação, que traduz os princípios, fundamentos e procedimentos para a organização do sistema educacional brasileiro do ponto de vista administrativo, pedagógico e curricular.
e)orientações, não obrigatórias, que não se configuram como um modelo curricular impositivo.

03. As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, instituídas através da Resolução CNE/CEB nº 04 de 13 de julho de 2010, definem o currículo como “o conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção, a socialização de significados no espaço social e contribuem intensamente para a construção de identidades socioculturais dos educandos”. De acordo com tais Diretrizes, é CORRETO afirmar que a organização curricular na Educação Básica deve  
a)contemplar uma base nacional comum e uma parte diversificada, que constituem dois blocos distintos com disciplinas específicas para cada um deles, planejados e geridos separadamente. 
b)seguir uma estrutura fixa, contemplando apenas os componentes curriculares centrais obrigatórios previstos na legislação e nas normas educacionais.  
c)destinar, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, pelo menos 20% do total da carga horária anual ao conjunto de programas e projetos eletivos criados pela escola e previstos no projeto pedagógico
d)adotar a transversalidade ao invés da interdisciplinaridade, pois esta última pressupõe uma concepção de que o conhecimento é algo acabado. 
e)evitar a organização do trabalho pedagógico em eixos temáticos, uma vez que essa opção metodológica limita a articulação entre conhecimentos de diferentes áreas. 

04. O artigo1° da Resolução CNE/CEB n° 04, de 13/07/2010, define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para o conjunto orgânico, sequencial e articulado das etapas e modalidades da Educação Básica, baseando-se no direito de toda pessoa ao seu pleno desenvolvimento, à preparação para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho, na vivência e convivência em ambiente educativo, e tendo como fundamento a responsabilidade que o Estado brasileiro, a família e a sociedade têm de garantir a democratização do acesso, a inclusão, a permanência e a conclusão com sucesso das crianças, dos jovens e adultos na instituição educacional, a aprendizagem para continuidade dos estudos e:
a)A implementação dos princípios filosóficos da meritocracia escolar.
b)A extensão da obrigatoriedade e da gratuidade da Educação Básica.
c)A seleção e premiação dos estudantes que obtiverem melhor desempenho escolar.
d)A definição de um regimento interno que assegure a implementação de regras disciplinares para coletivo discente.
e)A extensão da obrigatoriedade e da gratuidade, preferencialmente, do ensino fundamental.

05. segundo as diretrizes curriculares nacionais para a educação básica (Resolução CNE N.º 4, de julho de 2010), uma escola de qualidade social, que compreende o seu projeto pedagógico e a necessidade de formação para a conquista da cidadania discente, adota como centralidade o estudante e a aprendizagem. Esse princípio NÃO requer:
a)Consideração sobre a inclusão, valorização das diferenças e o atendimento à pluralidade e à diversidade cultural, resgatando e respeitando as várias manifestações de cada comunidade.
b)Revisão das referências conceituais quanto aos diferentes espaços e tempos educativos, abrangendo espaços sociais na escola e fora dela.
c)Compatibilidade entre a proposta curricular e a infraestrutura entendida como espaço formativo dotado de efetiva disponibilidade de tempos para a sua utilização e acessibilidade.
d)Foco na avaliação das aprendizagens como instrumento de nivelamento e progressão dos estudantes.

CONCURSO ANANINDEUA 
Estude sem sair de casa no site tem COMBO ANANINDEUA:
* Vídeo aula Lei 2177/05
 * Lei 2176/05
* Simulado online (Português, Informática, Legislação, Conhecimentos Pedagógicos)
Entre no site no link abaixo.


06. De acordo com a Resolução nº 4, de 13/07/2010, a educação especial:
a)é uma modalidade a parte da educação regular.
b)não é uma modalidade de ensino, devido ao seu caráter específico.
c)é uma modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino.
d)é uma modalidade que deve ser oferecida em instituições específicas.
e)é prevista para ser oferecida exclusivamente nas classes comuns de ensino regular.

07. De acordo com o Artigo 10 da Resolução CNE/CEB 04/09 estabelece que o (a) _______________de ensino regular deve institucionalizar a oferta do AEE.
a) Conselho Regional de Educação.
b) Projeto pedagógico da escola.
c) Delegacia de Ensino.
d) Secretaria Municipal de Educação.

08. Considere as afirmativas a seguir.
I - A avaliação da aprendizagem baseia-se na concepção de educação que norteia a relação professor-estudante-conhecimento- vida em movimento, devendo ser um ato reflexo de reconstrução da prática pedagógica avaliativa, premissa básica e fundamental para se questionar o educar, transformando a mudança em ato, acima de tudo, político.
II - A avaliação da aprendizagem baseia-se na concepção de educação que norteia a reflexão do aluno sobre seus acertos, de fundamental importância para a formação do cidadão.
III - A validade da avaliação, na sua função diagnóstica, liga-se à aprendizagem, possibilitando o aprendiz a recriar,
refazer o que aprendeu, criar, propor e, nesse contexto, aponta para uma avaliação global, que vai além do aspecto quantitativo, porque identifica o desenvolvimento da autonomia do estudante, que é indissociavelmente ético, social, intelectual.
IV - A avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, adota uma estratégia de progresso individual e contínuo que favorece o crescimento do educando, preservando a qualidade necessária para a sua formação escolar, sendo organizada de acordo com regras comuns a essas duas etapas.
Considerando a definição de Avaliação da Aprendizagem definida pela Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010, que Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

a)III, apenas.
b)I, III e IV, apenas.
c)II, III e IV, apenas.
d)IV, apenas.
e)I, II, III, IV.

09. As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica têm por objetivos, exceto: 
Fonte: Resolução CNE/CEB nº 4/2010, Art. 2º.  
a)Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação dos Planos Estaduais de Educação, bem como dos Planos Municipais de Educação. 
b)Sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola.
c)Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica. 
d)Orientar os cursos de formação inicial e continuada de docentes e demais profissionais da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e indistintamente as escolas que os integram, da rede a que pertençam. 

10. O artigo 9º da Resolução Nº 4 de 13/07/ 2010/CNE/CEB expressa que a escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe o atendimento aos requisitos a seguir, EXCETO 
a)a inter-relação entre organização do currículo, do trabalho pedagógico e da jornada de trabalho do professor, tendo como objetivo a aprendizagem dos estudantes.
b)o foco no Projeto Político-Pedagógico, no gosto pela aprendizagem e na avaliação somativa como instrumento de verificação das aprendizagens.
c)a preparação dos profissionais da educação, gestores, professores, especialistas, técnicos e monitores. 
d)a consideração sobre a inclusão, a valorização das diferenças e o atendimento à pluralidade e à diversidade culturais. 

11. De acordo com o art. 10º da Resolução nº 4, de 2/10/2009, é correto afirmar que o projeto pedagógico da escola de ensino regular deve institucionalizar a oferta doAEE, prevendo na sua organização:
I. eventos escolares para arrecadação de fundos para assistência às famílias dos alunos da Educação Especial.
II. tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais, guia-intérprete.
III. participação de pais de alunos na elaboração de estratégias pedagógicas e na execução destas, considerando as necessidades específicas do aluno da Educação Especial.
IV. cronograma de atendimento aos alunos
a)Somente I e III
b)Somente III e IV.
c)Somente II e III.
d)Somente II e IV
e)Somente I e II.

12. Conforme Resolução nº 04, de 13/07/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, o instrumento usado para difundir os valores fundamentais do interesse social, dos direitos e deveres dos cidadãos, do respeito ao bem comum e à ordem democrática, considerando as condições de escolaridade dos estudantes em cada estabelecimento, a orientação para o trabalho, a promoção de práticas educativas formais e não formais é denominado: 

a)projeto político pedagógico.
b)planejamento.
c)matriz.
d)currículo.
e)avaliação.

CURSO DE INFORMÁTICA CLIQUE NO VÍDEO ABAIXO


13. As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, instituídas através da Resolução CNE/CEB nº 04 de 13 de julho de 2010, definem o currículo como “o conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção, a socialização de significados no espaço social e contribuem intensamente para a construção de identidades socioculturais dos educandos”. De acordo com tais Diretrizes, é CORRETO afirmar que a organização curricular na Educação Básica deve  

a)contemplar uma base nacional comum e uma parte diversificada, que constituem dois blocos distintos com disciplinas específicas para cada um deles, planejados e geridos separadamente. 
b)seguir uma estrutura fixa, contemplando apenas os componentes curriculares centrais obrigatórios previstos na legislação e nas normas educacionais.  
c)destinar, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, pelo menos 20% do total da carga horária anual ao conjunto de programas e projetos eletivos criados pela escola e previstos no projeto pedagógico
d)adotar a transversalidade ao invés da interdisciplinaridade, pois esta última pressupõe uma concepção de que o conhecimento é algo acabado. 
e)evitar a organização do trabalho pedagógico em eixos temáticos, uma vez que essa opção metodológica limita a articulação entre conhecimentos de diferentes áreas. 


GABARITO
01E (ART 6º)
02 D (ART 2º e 3º)
03C (ART 17)
04 B (ART 1º)
05D (ART 9º)
06C (ART 29)
07B (ART 10)
08B (ART 47)
09A (ART 2º)
10B(ART 9º)
11. D( ART 10)
12 D ( ART 13)
13 C (ART 17)