sábado, 20 de abril de 2019

Exercício Língua Portuguesa




01 No primeiro parágrafo do texto Saia da cadeira, o autor parte do princípio de que
(A) a humanidade costuma se exercitar no ambiente de trabalho.
(B) a vida do homem moderno é mais simples do que a de seus antepassados.
(C) o ser humano historicamente abre mão de seu conforto para trabalhar.
(D) o homem pode ganhar dinheiro sem fazer muito esforço.

02 Do trecho “Esse privilégio aconteceu graças à tecnologia desenvolvida no último século, intervalo de tempo irrisório se comparado aos 6 milhões de anos, contados a partir da época em que descemos das árvores nas savanas da África.” (linhas 2 a 4) é correto compreender que o autor
(A) utiliza tecnologia de ponta em seu trabalho.
(B) acredita que o homem se originou do primata.
(C) considera o Brasil mais desenvolvido do que a África.
(D) crê que a tecnologia se torna obsoleta rapidamente.

03 Em “O conforto da vida moderna, no entanto, vem cobrando um alto preço: atualmente, doenças cardiovasculares e câncer são as principais causas de morte, a obesidade virou epidemia até em países de renda mais baixa, os problemas osteoarticulares limitam a mobilidade de milhões de pessoas e os serviços de saúde ficaram sobrecarregados.” (linhas 5 a 8), a respeito da existência de uma epidemia de obesidade nos países mais pobres, Dráuzio Varela expressa
(A) temor.
(B) perplexidade.
(C) inconformismo.
(D) desesperança.

04 Do enunciado “Reduzir o número de horas sedentárias, sem fazer exercícios mais intensos, melhora o metabolismo dos lipídeos e a sensibilidade à insulina, mas não traz benefícios à função endotelial. Uma hora de exercícios moderados ou intensos faz o contrário.” (linhas 34 a 36), entende-se que os exercícios
(A) melhoram o metabolismo dos lipídeos.
(B) aumentam a sensibilidade à insulina.
(C) trazem benefícios à função endotelial.
(D) não produzem efeitos significativos.

05 O texto Saia da cadeira é predominantemente
(A) argumentativo.
(B) descritivo.
(C) narrativo.
(D) injuntivo.

Estude OnLine para concurso publico entre no site:




06 Ao inverter a posição das orações no trecho “a disfunção endotelial permaneceu igual à dos sedentários, mas a sensibilidade à insulina e os níveis de colesterol melhoraram” (linhas 31 a 33), uma possibilidade de construção do enunciado, sem alterar o seu sentido, é
(A) A sensibilidade à insulina e os níveis de colesterol melhoraram porque a disfunção endotelial permaneceu igual à dos sedentários.
(B) A sensibilidade à insulina e os níveis de colesterol melhoraram, por conseguinte a disfunção endotelial permaneceu igual à dos sedentários.
(C) A sensibilidade à insulina e os níveis de colesterol melhoraram, já que a disfunção endotelial permaneceu igual à dos sedentários.
(D) A sensibilidade à insulina e os níveis de colesterol melhoraram, apesar de a disfunção endotelial permanecer igual à dos sedentários.

07 A classe gramatical à qual pertence a palavra grifada está corretamente indicada em
(A) Esse privilégio aconteceu graças à tecnologia desenvolvida no último século, intervalo de tempo irrisório se comparado aos 6 milhões de anos, contados a partir da época em que descemos das árvores nas savanas da África. (linhas 2 a 4) – conjunção.
(B) A vida sedentária está associada a diversos fatores de risco para doenças cardiovasculares: acúmulo de gordura no abdome, hipertensão arterial, inflamação crônica, resistência à insulina e disfunção do endotélio, a camada que reveste a parede interna dos vasos. (linhas 9 a 12) – preposição.
(C) Nos “Sitless”, ocorreu o oposto: a disfunção endotelial permaneceu igual à dos sedentários, mas a sensibilidade à insulina e os níveis de colesterol melhoraram. – pronome. (linhas 31 a 33) – pronome.
(D) Conclusão: para o bom funcionamento do sistema cardiovascular é preciso fazer exercício e sair da cadeira. (linhas 38 e 39) – verbo.

08 A vírgula foi empregada para conferir ênfase a uma ideia em
(A) A disfunção endotelial reduz a disponibilidade de monóxido de nitrogênio (NO) e aumenta a expressão de moléculas de adesão das células vasculares, eventos moleculares decisivos no risco de obstrução das artérias. (linhas 13 a 15)
(B) Os autores estudaram três grupos: “Sit, Sitless e Exercise”. (linhas 23 e 24)
(C) Os do grupo “Exercise” permaneceram 13 horas por dia sentados, e uma hora praticando exercícios moderados ou intensos. (linhas 27 e 28)
(D) Em resumo, passar o dia sentado aumenta o risco de doença cardiovascular. (linha 34)

09 O enunciado que contém exemplo de prosopopeia é
(A) Pela primeira vez na história da humanidade adquirimos a possibilidade de ganhar o sustento sem levantar da cadeira. (linhas 1 e 2)
(B) O conforto da vida moderna, no entanto, vem cobrando um alto preço: (linha 5)
(C) Durante quadro dias, os do grupo “Sit” passaram 14 horas diárias sentados. (linha 25)
(D) Uma hora de exercícios moderados ou intensos faz o contrário. (linhas 36 e 37)

10 Em “atualmente, doenças cardiovasculares e câncer são as principais causas de morte, a obesidade virou epidemia até em países de renda mais baixa” (linhas 5 a 7), o verbo virar foi empregado como sinônimo de
(A) tornar-se.
(B) mudar-se.
(C) voltar-se.
(D) revirar-se.

Curso de redação online onde o aluno tem direito a 5 (cinco) correções:




GABARITO
1
C
2
B
3
B
4
C
5
A
6
D
7
A
8
C
9
B
10
A




Nenhum comentário:

Postar um comentário